quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vamos começar imaginando uma pequena história???

Numa pequena cidade de Trigonal, onde todos os projetos elaborados pela cidade eram muito bem feitos, e que não podiam ter nenhum problema. O prefeito descobriu que na praça central, havia uma rampa plana que unia dois pisos em desnível.

Então o prefeito percebeu também que subindo a rampa, a distância de 3 metros, seu deslocamento na vertical será de 1 metro.

Foi então que surgiu uma duvida. O prefeito queria saber “Qual seria o seu deslocamento na vertical se ele percorresse 6 metros na rampa?”.
Deste modo para resolver o problema do prefeito, vamos ter os triângulos OAB e OCD que são semelhantes, sendo assim teremos:








Logo, percorrendo 6 metros da rampa, seu deslocamento na vertical será 2 metros.
A razão entre o deslocamento na vertical e a distância percorrida sobre a rampa depende exclusivamente do ângulo que a rampa forma com o plano horizontal.
Podemos também relacionar o deslocamento na horizontal com a distância percorrida sobre a rampa ou ainda relacionar o deslocamento na horizontal. Essas relações também dependem do ângulo que a rampa forma com o plano horizontal.
Definiremos a seguir algumas razões entre lados de um triangulo retângulo. Essas razões são o alicerce da trigonometria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário